Sociedade Musical e Recreativa Lapa

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Notícias
Notícias

Banda da Lapa faz primeira apresentação virtual em 123 anos de história

E-mail Imprimir PDF

Banda da Lapa em casa

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa postou em suas redes sociais a primeira apresentação virtual em mais de 120 anos de história. 'Dois Corações', dobrado de Pedro Salgado, foi a música escolhida por ser um dos dobrados mais conhecidos e tocados pelas bandas de música civis brasileiras, principalmente em festas do Divino.

"É uma dinâmica diferente dos que os músicos habitualmente fazem, pois nas apresentações e ensaios presenciais existe um diálogo imediato entre regente e instrumentistas. Já nesse tipo de gravação, existem barreiras digitais que precisam ser ultrapassadas, como a maneira de gravar, o manuseio de programas de edição de áudio e vídeo, além de nem todos os músicos disporem de ferramentas tecnológicas mais adequadas", afirmou Wellinton Corrêa, um dos regentes da banda e quem dirigiu e editou os vídeos.

Desde março, quando foi decretada situação de emergência em Santa Catarina por causa da pandemia do novo coronavírus, nossas aulas e ensaios foram suspensos. Para este vídeo, alguns músicos gravaram em suas casas como forma de levar um pouco de música e alegria também aí para a sua residência nesse momento de angústias e tristeza pela vida de tantas vítimas da Covid-19.

"Estou em casa me cuidando e quero que os meus companheiros também se cuidem", disse Arnoldo Feliciano, o seu Dedinha ao final do vídeo, músico há mais de 50 anos da banda.

Enquanto isso é necessário que todos nos cuidemos usando máscara e ficando em casa. Logo estaremos todos unidos em apresentações presenciais. Veja o vídeo nas nossas redes sociais @bandadalapa

 

 

Banda da Lapa forma nova turma de alunos com apresentação gratuita

E-mail Imprimir PDF

A Sociedade Musical e Recreativa Lapa (Banda da Lapa) convida toda a comunidade para a formatura da turma 2019 de teoria musical neste sábado (28/08) às 20h no Conselho Comunitário do Ribeirão da Ilha. A formatura contará com apresentações da Banda da Lapa e da sua banda de alunos que já estão na fase de prática instrumental.

 

No evento os  27 formandos receberão certificados de conclusão do curso de iniciação e instrumentos e agora vão passar a ter aulas de prática de instrumentos de clarinete, flauta transversal, saxofone alto, trompete, trompa sinfônica, trombone, bombardino, tuba e percussão.

 

A escola de música mantida pela Banda da Lapa oferece aulas de música gratuitamente para a comunidade. Durante cerca de seis meses, pessoas de todas as idades estudam teoria musical, para então receber os instrumentos e passar a ter aulas práticas de acordo com o instrumento escolhido. Além de incentivar a aproximação com a música instrumental, o trabalho também visa a manutenção do seu quadro de músicos. Nos últimos 10 anos, a banda capacitou mais de 150 alunos, sendo que alguns passaram a integrá-la como voluntários, tornando possível a continuidade do trabalho de educação musical e preservação de sua história centenária. A instituição também integra a rede de Pontos de Cultura de Santa Catarina.

 

Em 2019, a Formação Musical na Banda da Lapa está sendo realizada com o apoio do município de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude; Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes; através do Fundo Municipal de Cultura 2018. Já os alunos que já concluíram a disciplina de Teoria Musical no ano de 2018, e estão com instrumentos emprestados pela Soc. Mus. e Rec. Lapa, tiveram a continuação de seus estudos com as aulas de práticas Prática Instrumental, e Prática em Conjunto, também com apoio do Fundo municipal.

As inscrições para as novas turmas geralmente ocorrem no início do ano e são divulgadas em nosso site e redes sociais:

https://www.facebook.com/bandadalapa/

https://www.instagram.com/bandadalapa/

LAST_UPDATED2
 

Banda da Lapa participa da Mostra de Cinema Infantil com Cinema ao vivo

E-mail Imprimir PDF

Entre as novidades da Mostra de Cinema Infantil deste ano uma em especial vai proporcionar ao público – das crianças aos adultos – a experiência que remete às origens do cinema, em especial ao cinema mudo, da primeira metade do século passado, quando as exibições eram acompanhadas por trilhas musicais executadas ao vivo. No domingo (30), às 19h15min, a tela do festival rende uma homenagem à sétima arte e ao genial Charlie Chaplin com a exibição do clássico “O Circo”, comédia de 1927 e, tal qual como naqueles tempos, com a animação musical em tempo real. No caso, a centenária Banda da Lapa, de Florianópolis. Não custa lembrar, a entrada é gratuita e para toda a família!

O filme será exibido na Sessão Cinema ao Vivo, projeto do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) que realiza projeções de grandes clássicos do cinema mudo musicados por bandas e artistas catarinenses. Especialmente para a edição deste ano, o MIS-SC leva ao público essa vivência divertida, sensorial e histórica. “É um projeto de muito sucesso que acontece na cidade, e é importante dar visibilidade e ampliar para todos os públicos. Ao mesmo tempo, exibir Charles Chaplin é uma vontade antiga, e nada melhor que celebrar os 18 anos com este personagem tão amado e que revolucionou o cinema", explica a diretora e idealizadora da Mostra, Luíza Lins.

Produzido, escrito, dirigido e protagonizado por Charlie Chaplin, a comédia “O Circo” traz o amado personagem “Vagabundo” se refugiando em um circo enquanto foge da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras. Ele sem querer entra no espetáculo e cai nas graças do público. Diante do sucesso, o herói acaba contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. O patrão espertalhão só não contava com o romance entre a acrobata, que também é sua filha, e o intrépido Vagabundo.

A essência do Cinema ao Vivo é proporcionar ao público a oportunidade de assistir grandes espetáculos que remontam às origens do cinema mundial. Assim, resgata-se a tradição do antigo “cinema mudo”, onde, devido a limitações tecnológicas, o som era executado simultaneamente a cada exibição, o que tornava cada sessão única.

 

Sobre a Banda da Lapa

Fundada em 15 de agosto de 1896, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa é uma das mais respeitadas entidades de Florianópolis, declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 3.767/92, de 21 de maio de 1992. A banda conta com cerca de 30 músicos, todos voluntários, que se apresentam em festas tradicionais na Ilha e em todo estado com seus dobrados, marchas religiosas, sambas, valsas, choros, rocks,

baiões, funks, entre outros gêneros musicais. A centenária banda é dividida em flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão, do triangulo à bateria; guitarra, teclado e contrabaixo elétrico.

Desde o século 19, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa mantém a tradição de ensinar gratuitamente crianças, jovens e adultos a arte da música, seja para enriquecer o cotidiano ou para oportunizar a geração de emprego e renda. A continuidade da Banda da Lapa se dá a partir das oficinas musicais, pois os alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa.

 

Serviço

A 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis apresenta:

Sessão Cinema Vivo com o filme “O Circo”, de Charlie Chaplin, e trilha sonora executada pela Banda da Lapa.

Quando: 30 de julho, às 19h15 min

Local: Teatro Gov. Pedro Ivo

Entrada: Gratuita

Classificação etária: Livre

LAST_UPDATED2
 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL
Nossos Parceiros

Agenda & Eventos